em 2 de Abril de 2018

Nunca mais eu vou dormir…

Por: Matth

Então vamos falar sobre uma das questões de maior impacto quando se trata do estilo de vida de um artista, sabemos que a grande maioria das Gigs e eventos são realizados no período noturno, muitas vezes os Djs acabam trocando e alternando seus horários, virando noites, e em seguida tem after… Afinal, como tudo isso implica na nossa Biologia? Vou responder agora.

Primeiramente vale ressaltar que a importância do assunto é tanta que tal estudo foi merecidamente vencedor do maior prêmio da ciência ano passado (2017), o Nobel de Fisiologia e Medicina foi para três pesquisadores Norte Americanos que revelaram ao mundo os mecanismos moleculares controladores do ciclo circadiano. E é exatamente isso que vai fundamentar minha explanação aqui.

Entenda ciclo circadiano como nosso relógio biológico natural, a forma com que todas as células do corpo reagem aos períodos de 24h de um dia, isso é genética, todos temos em nosso código genético esse (relógio) que dita todas as funções hormonais e funcionais do organismo, isso é lei da Biologia e está em todos os animais já estudados.

Imagine você, os organismos vem evoluindo em nosso planeta desde o seu surgimento, cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, nós mamíferos aparecemos apenas a 200 milhões de anos na mesma época em que os dinossauros reinavam, já nosso gênero homo, tem só 2,8 milhões de anos, consegue pensar em quanto tempo nosso genótipo está sendo moldado? Aí, a luz elétrica surge a menos de 140 anos atrás, as baladas noturnas então são extremamente recentes. O que isso significa? Se nosso genótipo levou alguns bilhões de anos para ser moldado, não vai ser em algumas centenas que ele vai modificar, ou você favorece a tua biologia, ou você vira escravo dela.

Bom, sabendo que durante o dia nosso ciclo circadiano dita como nosso organismo vai funcionar, ou como ele deveria, é importante elucidarmos alguns fatos. Antes de amanhecer, nosso corpo já sabe o que vai acontecer e inicia a liberação de alguns hormônios, dentre eles o Cortisol, este vai fazer com que fiquemos ativos durante o dia, e o inverso acontece ao anoitecer, ou seja, o cortisol reduz, dando espaço a outros hormônios, principalmente a melatonina que é o grande coordenador da regeneração celular, do ajuste e reorganização metabólica, antioxidante e anti-inflamatório, para que no próximo dia possamos funcionar da melhor forma possível.

E na vida noturna, o que acontece?

Simples, a reparação não acontece, o corpo fica mais exposto a radicais livres, as células do corpo ficarão mais fragilizadas. Quando esse estilo se torna rotina, a tendência é um acréscimo na perda de funções celulares, o que vai afetar o funcionamento normal dos órgãos, e consequentemente o desenvolvimento de doenças degenerativas (pressão alta, diabetes, hipotireoidismo…).

Isso pode ser remediado?

Sim, no momento em que o artista decidiu pagar o preço da carreira musical e viver com esse ciclo alterado, quanto mais otimizado for seu lifestyle, em termos de alimentação, atividade física e inteligência emocional, menores tendem a ser os impactos da quebra do ciclo circadiano em sua vida.

Algumas dicas aqui cabem, para quem dorme pouco ou mesmo não dorme durante a noite:

1. Dormir sempre no mesmo horário, mesmo que durante o dia vai ajudar a regularizar o entendimento do seu corpo quanto a sua rotina.

2. Nosso organismo é extremamente sensível, no momento do sono, quanto menos nossos sentidos estiverem em nível de stress, melhor seu organismo reagirá, ou seja, um quarto 100% escuro, sem ruídos ou movimentos e com uma temperatura adequada, em torno de 18 graus favorece sua biologia.

3. Cafeína e Álcool são bloqueadores de melatonina.

4. Por fim, antes de dormir, cuidado com stress mental e informações negativas, tudo isso tem impacto na sua produção hormonal fazendo com que o seu sistema endócrino se descontrole. Fique atento, o seu corpo não distingue o real do imaginário, uma emoção que provém de uma notícia, cheiro ou música, desencadeia uma série de reações em nossa bioquímica, porém este é um assunto para outro dia.

Dj aspirante, tenha certeza se está disposto a pagar o preço, produtores de eventos, pensem com mais carinho nos Sunsets e a todos, valorizem o artista, ele está dedicando seu tempo, seu dom e principalmente, sua saúde para inspirar e impactar o mundo com os mais diversos sentimentos e emoções.

Matth é Dj/Produtor e criador musical, Biólogo, especialista em Neuroaprendizagem, Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos e co-fundador da Inspire Foods.

Fontes sugeridas:
http://www.medical-hypotheses.com/article/S0306-9877(17)30229-3/fulltext
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07420528.2018.1446021?journalCode=icbi20
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jsr.12129
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jsr.12111 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jsr.12098

Comentários

comentários